Os municípios brasileiros têm até o dia 30 deste mês para aderir à pesquisa que vai possibilitar avaliar as estruturas de seus controles internos. A ideia é colher informações e, posteriormente, proporcionar-lhes suporte na implementação de unidades e práticas de controle interno. O Diagnóstico Nacional é uma iniciativa do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em parceria com Banco Mundial e com apoio da Associação dos Tribunais de Contas (Atricon).
Para o presidente da Atricon, conselheiro Cezar Miola, os Tribunais de Contas brasileiros têm uma longa atuação no sentido de apoiar e fortalecer essas estruturas, tanto em ações de capacitação e de orientação quanto na suas ações fiscalizadoras.
O Controle Interno é um conjunto de processos efetuados para captar possíveis riscos e fornecer garantias de que a entidade controlada execute sua missão com ética, de forma econômica e eficiente, tudo de acordo com os regimentos legais. Um controle interno bem estruturado proporciona maior transparência sobre as ações públicas, o que gera uma série de benefícios para toda a sociedade, dentre essas o fortalecimento da democracia, confiança na máquina pública e gastos mais eficientes.
Para responder ao questionário em https://pt.surveymonkey.com/r/conaci-pesquisa
Fonte: https://atricon.org.br/atricon-apoia-conaci-e-banco-mundial-promovem-diagnostico-de-controle-interno/