Fernanda Cantanhede é empossada como procuradora-geral do MPC-AM

Nesta terça-feira (21), a procuradora de Contas Fernanda Cantanhede Veiga Mendonça tomou posse como procuradora-geral do Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM) para o biênio 2022/2024. A solenidade ocorreu no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o secretário de estado chefe da Casa Civil, Flávio Cordeiro Antony Filho, representando o governador do Amazonas, Wilson Lima, e Rafael Lins Bertazzo, secretário municipal chefe da Casa Civil, representando o prefeito de Manaus, David Almeida.

Além do evento presencial, a solenidade também foi transmitida ao vivo pelas redes sociais do TCE-AM e, em áudio, pela Rádio Web do Tribunal. Nomeada pelo governador Wilson Lima no dia 6 de junho deste ano, a nova procuradora-geral ocupa a vaga deixada pelo procurador de Contas João Barroso, que esteve à frente do MPC-AM nos últimos quatro anos, tempo máximo permitido em lei para o cargo.

Em nome do colegiado do TCE-AM, o conselheiro-presidente Érico Desterro parabenizou Fernanda Cantanhede e declarou seu apoio à nova gestão. “As nossas trajetórias profissionais, nossa carreira no Tribunal, tem uma origem em comum: o Ministério Público. Por isso, não temo em afirmar que a nova procuradora-geral trilhará um caminho de independência funcional e equilíbrio. E afirmo que, de minha parte, contará com todo o apoio”, discursou.

Além do presidente do TCE-AM, estiverem presentes a conselheira vice-presidente Yara Lins; o conselheiro e coordenador-geral da Escola de Contas Públicas (ECP), Mario de Mello, representando a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon); o conselheiro e ouvidor-geral Josué Neto; o conselheiro Luis Fabian Barbosa; o conselheiro convocado Luis Henrique Mendes; o auditor Mário José Filho e o procurador de Contas João Barroso.

Em sua fala, a nova procuradora-geral agradeceu a todos os presentes e enfatizou a importância do protagonismo das mulheres em cargos relevantes para o Estado. “Me senti muito honrada e desafiada em aceitar o novo cargo que me foi apresentado, porque a vontade que tenho de contribuir para uma sociedade mais digna e justa está acima do ser mulher, está na minha alma e no meu coração. Talvez não por acaso eu tenha nascido no dia 8 de março, Dia Internacional das Mulheres”, declarou.

Representando o governador Wilson Lima, o secretário de estado chefe da Casa Civil, Flávio Cordeiro Antony Filho, parabenizou o procurador João Barroso por sua gestão e a nova procuradora-geral pela chegada ao atual cargo. “Temos certeza que fizemos a escolha certa. Temos alguém que cumprirá o seu papel, com independência, com postura e com parcimônia”, afirmou.

A mesa esteve composta, ainda, pelo desembargador João de Jesus Abdala Simões, diretor da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), representando o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM); Roberto Cidade Filho, presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam); Alberto Rodrigues do Nascimento Junior, procurador-geral de Justiça do Amazonas; Ricardo Queiroz de Paiva, defensor público-geral do Amazonas; Jean Cleuter de Mendonça, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM) e Antonio Silva, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam).

Atuação

Fernanda Cantanhede é formada em direito e pós-graduada em Direito Civil pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), onde foi procuradora efetiva. Ao chegar ao MPC-AM, há 23 anos, foi empossada como procuradora de Contas e recentemente estava como titular da 8ª Procuradoria e da Coordenadoria de ‘Infraestrutura e Acessibilidade’. Além disso, já teve experiência no cargo, quando foi procuradora-geral do Ministério Público no biênio 2006/2008.