2º dia do Ciclo de Palestras Dinâmicas – Direitos da Pessoa com Deficiência

Fernanda Cantanhede durante a abertura do evento

 

Nesta terça-feira (26), ocorreu o último dia do “Ciclo de Palestras Dinâmicas – Direitos da Pessoa com Deficiência”, evento realizado pelo MPC-AM, TCE-AM e ECP, que contou com quatro palestrantes, que abordaram a causa PcD em diferentes âmbitos sociais.

Ciclo de Palestras
O início da rodada de palestras foi comandado por Marcondes Gil, auditor de controle externo do TCE-AM, que abordou a auditoria e acessibilidade nas obras públicas. Em seguida, a servidora da Corte de Contas Najara Bentes da Silva apresentou um dos temas menos debatidos dentro da causa PcD: a violência contra as mulheres com deficiência.

Tratando da sensibilidade na questão PcD, Mário Célio Ferreira de Castro Alves, servidor da SePcD, explanou sobre as convenções que tratam da proteção dos direitos destes cidadãos. Finalizando as palestras do evento, a psicóloga e pedagoga Waslany Bittencourt levantou o tratamento da causa no âmbito educacional, apontando as devidas medidas governamentais para que ocorra a inclusão das pessoas com deficiência na educação.

Encerramento do evento
Dando início à reta final da programação, a fundadora e coordenadora da AAPPNE recitou um poema sobre o aprendizado e sobre a conscientização da inclusão das pessoas com deficiência. Logo após, Miguel Pietro Neves, de apenas 10 anos de idade, realizou um concerto musical, tocando teclado e cantando para o público presente. A Banda Raíra — grupo formado em 2022, na Biblioteca Braille do Amazonas, sendo composto por Lucas Assayag (vocal), Allen Matheus (percussão), Del Paulo Gato (violão, cavaquinho e voz) e Guilherme Munhoz (violão), todos com deficientes visuais, com exceção do professor Guilherme — foi a responsável por encerrar a programação artística do “Ciclo de Palestras Dinâmicas – Direitos da Pessoa com Deficiência” com um concerto musical.

Em nome do MPC-AM, a procuradora-geral Fernanda Cantanhede Veiga Mendonça deu por encerrado o segundo dia de evento, agradecendo o apoio do TCE-AM e da ECP, a contribuição das associações — que foram extremamente necessárias para o sucesso e realização do evento — e a presença de todos que compareceram aos dois dias deste evento alusivo ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. A subprocuradora-geral do MPC, Elissandra Monteiro Freire Alvares, também esteve presente durante as apresentações.

Parceria com a SEJUSC
Durante a programação de palestras no auditório do TCE-AM, a SEJUSC, em parceria com a Corte de Contas, realizou atendimentos voltados para as PcD, como a emissão de documentos comprobatórios de deficiência e orientações jurídicas.

Fernando Lopes – Estagiário de Comunicação