MP de Contas do Amazonas divulga novo Ranking de Controle Interno com dados dos Poderes, Prefeituras e Câmaras

O Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM) divulgou nesta sexta-feira, 5 de julho, por meio da Coordenadoria de ‘Transparência, Acesso à Informação e Controle Interno’, o aguardado Ranking de Controle Interno, uma iniciativa que visa avaliar e promover a transparência e a eficiência na gestão pública do Estado. O ranking, que já se consolidou como um instrumento fundamental para a melhoria da administração pública, analisa diversos aspectos das práticas de controle interno, trazendo à tona as boas práticas e as áreas que necessitam de maior atenção.

O Ranking de Controle Interno é elaborado a partir de uma criteriosa análise de dados e informações coletadas junto aos poderes estaduais  (Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Governo do Estado e Ministério Público Estadual), prefeituras e câmaras municipais. São considerados fatores com o desenvolvimento do sistema de controle interno de cada unidade, segundo os preceitos da legislação sobre o tema, sistematizados no Guia Prático de Controle Interno da Administração Pública.

Apesar dos avanços observados em diversos municípios, câmaras e poderes, o ranking também revelou desafios significativos em áreas que ainda carecem de melhorias. Para a procuradora de Contas responsável pela Coordenadoria de ‘Transparência, Acesso à Informação e Controle Interno’, Evelyn Freire de Carvalho, o ranking é um importante instrumento de diagnóstico e incentivo à melhoria contínua.

“Nosso objetivo é não apenas apontar as deficiências, mas também fornecer subsídios para que os gestores públicos possam aprimorar suas práticas. Acreditamos que, com um controle interno eficaz, é possível alcançar uma gestão pública mais transparente, eficiente e responsável”, afirmou Evelyn Carvalho.

Acesse no link a seguir o Ranking de Controle Interno

Ranking de Controle Interno da Administração Pública