Na última terça-feira (30) o procurador do Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM) Ruy Marcelo Alencar de Mendonça, foi entrevistado no programa “Meio Dia”, da Rede Onda Digital.
No programa, conduzido pelo apresentador Jefferson Coronel, o procurador Ruy Marcelo, responsável pela Coordenadoria de Meio Ambiente do MPC, abordou o trabalho do MP de Contas nas questões ambientais e de desenvolvimento sustentável no Amazonas, com destaque para o enfrentamento das mudanças climáticas, a prevenção de desastres e a mitigação dos impactos da estiagem em curso.
No decorrer da entrevista, o procurador Ruy Marcelo informou os trabalhos que vêm sendo realizados pela Coordenadoria de Meio Ambiente do MPC no sentido de induzir o avanço da política pública, enfatizando que o órgão de controle não se limita a punir, oferecendo também parcerias, recomendações e alertas para garantir legalidade e eficiência na gestão pública encarregada de executar as ações.
“Tratamos das políticas públicas de defesa do meio ambiente e desenvolvimento sustentável, e nos deparamos agora com uma pauta emergencial, que é a crise das mudanças climáticas, e a iminência da estiagem de 2024, que tende a ser bastante severa, trazendo impactos ambientais, sociais, econômicos, nocivos a nossa população. E este é o trabalho do MPC e do TCE de acompanhar o que a administração estadual e municipais estão fazendo para enfrentar esses eventos climáticos extremos e proteger a população”, destacou o procurador Ruy Marcelo.
Ao final da entrevista, Jefferson Coronel apresentou, pelo veículo de comunicação, pedido de desculpas pelo fato ocorrido na semana passada quanto à veiculação indevida da imagem do procurador de Contas em uma notícia.
Lendel Oliveira – Estagiário de Comunicação