Na última terça-feira (8), o procurador de Contas Ruy Marcelo Alencar de Mendonça foi convidado pela TV Encontro das Águas, no programa Panorama, para falar sobre o evento “XIV O Ministério Público, a Gestão de Resíduos Sólidos e Logística Reversa e o Saneamento Básico”, e sua relevância para a sociedade. Durante a entrevista, o procurador também abordou o papel do Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM) na fiscalização ambiental e sua contribuição para o controle de políticas públicas sustentáveis.
O evento em questão ocorrerá no dia 18 de outubro, das 9h às 17h, no auditório do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM). Seu objetivo é reunir representantes de Ministérios Públicos (Federal, Estaduais, do Trabalho e de Contas), advogados (públicos e privados), servidores de órgãos ambientais, empresários, técnicos, profissionais do setor, autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, ONGs ambientais, entidades de classe, comunidade acadêmica e estudiosos das questões ambientais e pautar sobre a gestão de resíduos e o Saneamento Básico, dentre outros assunto relacionados.
Além disso, o procurador destacou a atuação do Ministério Público de Contas na função jurídica de controle externo da administração pública estadual e municipal, ressaltando como esse papel contribui para o avanço das políticas públicas sustentáveis. Ele também frisou a importância de desenvolver políticas voltadas ao crescimento sustentável no estado como um todo.