Lixões no interior do Amazonas: MPC e ALEAM avaliam o problema

Shares
Ruy Marcelo e outras autoridades durante o encontro

 

Na manhã da última segunda-feira (8), o procurador do Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM), Ruy Marcelo Alencar de Mendonça, titular da coordenadoria do Meio Ambiente, participou da reunião técnica da Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento (CGRHMGES) da Assembléia Legislativa do Amazonas (Aleam), de avaliação dos serviços de manejo de resíduos sólidos nos municípios interioranos tendo em vista a constatação de lixões e da falta de estruturas e instrumentos ditados pela política nacional de gestão resíduos e saneamento básico.

A ida foi a convite do presidente da comissão, deputado estadual Sinésio Campos (PT-AM).

Durante a reunião, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) apresentou o panorama a respeito da situação da destinação dos resíduos sólidos descartados nos municípios do Amazonas. A servidora do Ipaam, Maria do Carmo, destacou que praticamente em todos os municípios há lixões em vez de aterros sanitários, encontrando-se apenas um aterro parcialmente controlado na capital amazonense.

De acordo com a servidora do Ipaam, no ano de 2020, dos 62 municípios do Amazonas, apenas Coari, Humaitá, Itacoatiara, Manacapuru, Manaus, Parintins, Tabatinga e Tefé, produzem mais de 20 toneladas de resíduos por dia, enquanto os municípios restantes geram uma quantidade inferior a 20 toneladas, o que sugere o estudo de alternativas de economia circular e lixo zero. Segundo o Ipaam, todos os municípios receberam Termo de Referência para plano de remediação, operação, monitoramento e encerramento dos vazadouros ou lixões a céu aberto.

A expositora obtemperou, contudo, que os lixões continuam em uso ao arrepio da lei. Não há senão em grau incipiente, em poucos municípios, os serviços de coleta seletiva, ausentes centrais de triagem de resíduos, apoio e contratação de catadores, operações de logística reversa e de compostagem de orgânicos, que responde por cerca de metade do volume de residuos descartados. As prefeituras e as empresas locais não se responsabilizam pelos resíduos recicláveis após a venda e o consumo de seus produtos. Além disso, não há qualquer cuidado na separação entre os lixos hospitalares e orgânicos em diversos municípios do interior com seria ameaça à saúde pública. Ademais, os prefeitos alegam dificuldades técnicas, operacionais e financeiras para solucionar as falhas.

Em sua fala, o procurador Ruy Marcelo salientou que o MPC e o TCE/AM vem atuando firmemente na pauta mas sem colher mais significativos resultados, razão pela qual, neste momento, devem passar a ser mais rigorosos com as autoridades responsáveis. Ponderou que todos os órgãos públicos precisam exaurir suas competências na busca de reverter o quadro, sem que se limitem a formalizar uma autuação, necessário seguir todo o trâmite para exigir avanços e alcance dos resultados legalmente previstos.

O procurador de Contas Ruy Marcelo propôs a realização de audiência pública com convocação de todos os prefeitos para diálogo amplo de alternativas para eliminar os lixões, lembrando que nem tudo se resume e se resolve com aterro sanitário, pois, segundo a lei 12305/2010, a prioridade deve ser a não geração, a redução de resíduos, o reaproveitamento mediante coleta seletiva, triagem, logística reversa, reciclagem e compostagem e recuperação energética.

Além do procurador Ruy Marcelo do MPC, estiveram presentes na reunião representantes do Ipaam, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), da Associação Amazonense dos Municípios (AAM), da Fundação de Vigilância Sanitária (FVS), da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Aserpam), do Serviço Geológico do Brasil (SGB), professores da UFAM e UEA, além de outras instituições associadas ao meio ambiente.

Confira aqui os dados da apresentação do Ipaam

Shares

Procurar no Site

COORDENADORIAS

Entenda melhor a função das coordenadorias e qual Procurador de Contas é responsável por cada uma delas.

GALERIA DE FOTOS

Confira os registros do MPC em sessões do pleno, palestras, congressos, simpósios e demais eventos.

LOCALIZAÇÃO